Líder supremo do Irã rejeita diálogo com os EUA e alfineta Trump
Ali Khamenei afirmou que o Irã não negociará com as imposições dos EUA e rebateu falas de Trump sobre o programa nuclear iraniano
O líder supremo iraniano, rejeitou o aceno de Donald Trump sobre a possível reabertura do diálogo entre Estados Unidos e Irã, e alfinetou o presidente norte-americano. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (20/10), durante evento em Teerã.
Khamenei se referia às recentes declarações do líder norte-americano, que se mostrou disposto a retomar as negociações nucleares com o Irã durante discurso no Parlamento de Israel, na última semana.
“Quando um acordo é acompanhado de intimidação e seu resultado é predeterminado, não é um acordo genuíno, mas sim uma imposição e um ato de intimidação”, declarou. “A nação iraniana não sucumbirá a tal imposição”.
Em abril, Teerã e Washington iniciaram negociações indiretas para um possível acordo sobre o programa nuclear iraniano. As discussões, porém, foram interrompidas após Israel atacar o Irã, com ajuda dos EUA.
Leia também
Alfinetada
Depois da guerra de 12 dias entre Israel e Irã, Trump alegou que instalações do programa nuclear iraniano foram totalmente destruídas. A retórica do líder norte-americano, porém, é contestada pelo governo do Irã.
No discurso desta segunda, o aiatolá Ali Khamenei voltou a rebater as falas do presidente dos EUA sobre o assunto, como já havia feito em outras ocasiões.
“Ele se gaba de ‘que bombardeamos a indústria nuclear do Irã e a destruímos’. Bom, continue sonhando com isso”, afirmou o aiatolá.
Por: Metrópoles