O Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o uso de cerol e linha chilena nas escolas da rede pública de ensino de Cuiabá foi aprovado na tarde desta terça-feira (16), durante sessão da Câmara Municipal.
De autoria do vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania), a proposta recebeu 15 votos favoráveis e tem como principal objetivo a prevenção de acidentes graves envolvendo crianças e adolescentes.
A semana educativa será realizada anualmente no mês de outubro e contará com ações de orientação e conscientização sobre os riscos do uso de materiais cortantes em linhas de pipa, como o cerol e a linha chilena. Estão previstas palestras, atividades lúdicas, distribuição de material informativo e outras ações pedagógicas.
Segundo o vereador, a iniciativa busca criar uma cultura permanente de prevenção e segurança no ambiente escolar e nas comunidades onde os estudantes vivem. A proposta aposta na educação como principal ferramenta para evitar tragédias, já que muitos acidentes resultam em lesões graves, amputações e até mortes.
“Essa lei dará a chance que a mãe do pequeno Davi Almeida Franco, de 9 anos, não teve. Ele morreu em Várzea Grande após ter o pescoço cortado por uma linha com cerol. Essa iniciativa salvará vidas”, enfatizou Dias.
Em Mato Grosso, dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) mostram que os registros de incidentes com esse tipo de material passaram de uma ocorrência em 2023 para 14 em 2024, evidenciando o aumento do risco e a urgência de ações preventivas.
Para Dias, além de preservar vidas e a integridade física das vítimas, a nova lei contribui para reduzir o impacto emocional sobre as famílias e os elevados custos ao sistema público de saúde.
A nova lei seguirá para sanção do Executivo municipal para posterior publicação em Diário Oficial.





