• Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Lei garante envio gratuito de documentos oficiais em braile para pessoas com deficiência visual em Cuiabá

Lei garante envio gratuito de documentos oficiais em braile para pessoas com deficiência visual em Cuiabá

A população com deficiência visual em Cuiabá passa a contar com mais um direito garantido por lei. Foi sancionada a Lei nº 7.310, de autoria do vereador Ilde Taques (PSB), que determina o envio, sem custo adicional, de documentos oficiais em sistema braile. Entre os materiais estão boletos, notificações e comunicados emitidos por órgãos públicos ou empresas prestadoras de serviços essenciais.

Para ter acesso ao benefício, o cidadão interessado deverá se cadastrar previamente junto ao órgão ou entidade responsável pela emissão dos documentos, apresentando comprovação da deficiência visual conforme critérios estabelecidos.

Segundo Ilde Taques, a medida representa um avanço na inclusão e na garantia de direitos.

“A comunicação acessível é um passo fundamental para que todos tenham igualdade de condições no acesso a informações importantes. Essa lei é uma ferramenta de autonomia e respeito à cidadania das pessoas com deficiência visual”, destacou.

A nova legislação também reforça o cumprimento das normas de acessibilidade previstas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), assegurando que a informação chegue de forma adequada e compreensível a todos os cidadãos.

Por: Redação

Artigos Relacionados: