Kevin Durant, jogador da NBA (National Basketball Association), adquiriu participação minoritária direta no Paris Saint-Germain através de acordo com a QSI (Qatar Sports Investments), proprietária do clube francês, segundo as informações divulgadas pelo jornal britânico The Athletic na 6ª feira (20.jun.2025).
A transação será realizada por meio da empresa Boardroom, que Durant administra com seu sócio Rich Kleinman.
O jogador de 36 anos, recentemente transferido para o Houston Rockets, deixará sua participação anterior no PSG, que havia sido adquirida via Arctos Sports Partners. A empresa de capital privado, Arctos, manterá integralmente seu investimento no clube.
Durant possui experiência com investimentos esportivos, tendo adquirido participações no Philadelphia Union da MLS (Major League Soccer) e no NJ/NY Gotham FC da NWSL (National Women’s Soccer League). O bicampeão da NBA também investiu em organizações como The Snow League, Athletes Unlimited e TMRW Sports, empreendimento de golfe cofundado por Tiger Woods e Rory McIlroy.
A Arctos Sports Partners detém 12,5% do clube da Ligue 1 francesa. O acordo fechado em dezembro de 2023 avaliou o PSG em mais de 4 bilhões de euros (US$4,6 bilhões).
A partir deste investimento, a Boardroom Sports Holdings, veículo de investimento pessoal de Durant, e a QSI colaborarão em diversas iniciativas comerciais e de conteúdo. O jogador norte-americano auxiliará o PSG em sua estratégia de crescimento, incluindo desenvolvimento de mercadorias e conteúdo de mídia original, além de aconselhar sobre planos para os EUA e outros mercados internacionais.
“É uma honra fazer parceria com a QSI e ser acionista do Paris Saint-Germain –um clube e uma cidade que são tão próximos do meu coração”, disse Durant. “Este clube tem grandes planos pela frente, e mal posso esperar para fazer parte da próxima fase de crescimento e explorar novas oportunidades de investimento com a QSI.”
A parceria também projeta que Durant consulte sobre os planos multi-esportivos do PSG, incluindo potenciais projetos no basquete. Os valores financeiros da negociação não foram divulgados pela QSI ou pela Boardroom.
“A QSI tem o prazer de receber Kevin Durant como acionista direto do Paris Saint-Germain e parceiro estratégico do nosso grupo”, afirmou Nasser Al-Khelaifi, presidente da QSI. “Buscamos continuamente elevar o clube e nosso portfólio mais amplo por meio de parcerias de alto impacto que tragam valor estratégico, inovação e perspectiva global. Junto com Kevin, esperamos desenvolver iniciativas ambiciosas que impulsionarão o contínuo crescimento global do Paris Saint-Germain e da QSI.”
A QSI confirmou em março que foi contatada pela NBA sobre a possibilidade de investir em uma nova equipe de basquete em Paris. A equipe competiria na liga europeia proposta pela NBA. De acordo com o The Athletic, a QSI tem interesse nos planos europeus da NBA e aguarda o lançamento do processo de licitação para as franquias.
A NBA e a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) confirmaram em março que estão explorando o lançamento de uma nova liga europeia com 16 equipes. Esta liga seria integrada ao ecossistema existente de basquete europeu. Segundo a o site Sportico, as franquias poderiam ser vendidas por mais de US$500 milhões em cidades como Paris e Londres.