O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta 5ª feira (14.ago.2025) que o projeto que anistia os envolvidos no 8 de Janeiro não é uma “aberração” e pode ser debatido no Congresso.
Segundo Kassab, porém, o modelo de anistia “ampla, geral e irrestrita” defendido pela oposição “não é positivo para o Brasil” no atual momento.
“Quando você fala em anistia, você não está falando em nenhuma aberração. Eu não tenho nenhum constrangimento em defender que seja debatido esse tema, mas que seja debatido também com cautela”, disse Kassab à Globonews.
O cacique do PSD também defendeu que o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja analisado e incluído numa possível anistia. Ele também questionou se há espaço para o debate sobre a inelegibilidade do ex-presidente.
“Em algum aspecto, analisar o envolvimento dele [Bolsonaro], a participação dele nos processos, eu não acho errado. Ele pode ser anistiado em relação à questão de prisão, em relação a uma punição que não seja a inelegibilidade, ou até em relação a outras questões”, afirmou Kassab.
Kassab defendeu que haja uma conversa cuidadosa e cautelosa em relação à mudança no foro privilegiado. Deputados da oposição pressionam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) a pautar a PEC 333 de 66, que tira das competências do Supremo o julgamento de congressistas e outras autoridades.
Sobre as eleições de 2026, o líder do PSD afirmou ter dito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o partido irá lançar um nome próprio para disputar a presidência. Kassab, congressistas e ministros do partido participaram de um jantar com o chefe do Executivo no dia 7 de agosto para debater o apoio e a participação do PSD no governo.
“Então, são questões que a gente colocou com muita tranquilidade, de maneira muito respeitosa para o presidente da República. Ficou claro para ele que, então, esse será o nosso caminho”, disse.
O PSD tem 3 ministérios no governo. Segundo Kassab, os nomes dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, são cotados para representar o partido no próximo ano.