• Sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Julgamento de Bolsonaro é triunfo da democracia, diz “NYT”

Segundo jornal norte-americano, STF foi decisivo para conter ameaça golpista, mas é criticado por concentrar poder em Moraes.

O jornal norte-americano New York Times publicou nesta 6ª feira (29.ago.2025) uma reportagem sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que começa na próxima semana no STF (Supremo Tribunal Federal). O texto afirma que o caso representa tanto um “triunfo da democracia” quanto um dilema para o Brasil, já que o caminho até a acusação levantou dúvidas sobre os limites do Judiciário.

O texto diz que o Brasil alcançou algo que os Estados Unidos não conseguiram: levar a julgamento um ex-presidente acusado de tentar permanecer no poder após perder uma eleição. Para analistas, o episódio reforça a vitalidade democrática brasileira, mas também expõe riscos de concentração de poder na Corte.

A reportagem cita o protagonismo do ministro Alexandre de Moraes, responsável por investigações contra Bolsonaro e aliados desde 2019. Durante o governo do ex-presidente, Moraes determinou operações policiais, bloqueio de contas em redes sociais e prisões preventivas de apoiadores. Para críticos, medidas como essas configuram abusos e para defensores, foram essenciais para evitar o avanço de uma ruptura institucional.

O New York Times lembra que a disputa ultrapassou as fronteiras brasileiras.

O presidente Donald Trump (republicano) chamou o caso de caça às bruxas” e impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, investigações comerciais e sanções contra Moraes. O movimento, porém, fortaleceu a unidade entre o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo.

“O processo deve seguir livremente, sem interferência política”, disse Lula, em entrevista citada pelo jornal. “Posso garantir que Alexandre de Moraes é uma pessoa séria. Tenho plena confiança no Judiciário para fazer o seu trabalho”, acrescentou.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: