• Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Jordy diz que protocolará pedido de CPI do Master

Vice-líder da Oposição na Câmara afirma ter as assinaturas de mais de 200 congressistas.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) disse nesta 2ª feira (2.fev.2026) que protocolará, na 3ª feira (3.fev), o pedido de criação da CPMI (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito) do Banco Master. Segundo a assessoria de Jordy, que é vice-líder da Oposição na Câmara, o pedido conta com 275 assinaturas.

O pedido deve ser analisado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que fica encarregado de escolher o relator da comissão. A criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no Congresso depende do cumprimento de requisitos formais previstos na Constituição. É necessária a adesão de 171 deputados e 27 senadores.

A Polícia Federal apura um esquema de fraudes bilionárias contra o sistema financeiro envolvendo o Banco Master e seus executivos. O caso está no Supremo, sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. O magistrado afirmou que ele é quem decidirá se o processo segue na Corte ou vai para a 1ª Instância.

Segundo as investigações, o esquema consistia na venda de títulos de renda fixa de alto rendimento, como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), que serviam para financiar fundos de investimento dos quais o banco era o único cotista. O MPF (Ministério Público Federal) afirma que o negócio se baseava em circular ativos sem riquezas, forjando artificialmente os resultados financeiros.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: