Israel interrompe ajuda da Jordânia para Gaza após ataque a soldados
Morte de dois soldados israelenses levou exército a suspender todos os comboios da Jordânia para Gaza
O Chefe do Estado-Maior de , Tenente-General Eyal Zamir, afirmou, nesta sexta-feira (19/9), que suspendeu todos os comboios de ajuda humanitária da Jordânia para , após um ataque envolvendo um caminhão no Posto de Allenby que deixou dois soldados israelenses mortos.
Dois soldados foram mortos em um ataque a tiros e facadas próximo ao Posto de Allenby, entre a e a Jordânia, na quinta-feira (18/9). Uma investigação foi aberta.
De acordo com Zamir, o ataque motivou o exército a suspender todos os comboios “que se deslocam da Jordânia para Gaza até a conclusão da investigação e a implementação das lições aprendidas”.
Leia também
Os ataques ocorreram após um homem chegar ao Posto de Allenby dirigindo um que transportava ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza. Ao chegar, ele abriu fogo contra os soldados. Quando a arma emperrou, ele puxou a faca e matou os homens.
“Estamos nos aproximando da temporada de feriados, um período em que devemos permanecer vigilantes e fortes na defesa em todas as frentes. Atuaremos onde for necessário para prevenir danos aos civis israelenses”, alegou o Tenente-General.
Caminhões de ajuda humanitária
A declaração do exército ocorre no mesmo dia em que o Fundo das Nações Unidas para a Infância () informou que caminhões que transportavam alimentos para crianças foram tomados por homens armados na Cidade de Gaza.
“Ontem, indivíduos armados abordaram quatro caminhões do lado de fora do nosso complexo na Cidade de Gaza, que estavam se preparando para transportar Alimentos Terapêuticos Prontos para Uso [RUTF] desesperadamente necessários para crianças desnutridas que sofrem com a fome”, anunciou a Unicef em um comunicado.
Segundo a agência da ONU, mais de 2 mil crianças sofrem de privação de nutrição vital em Gaza.
Por: Metrópoles