• Terça-feira, 23 de julho de 2024

Índice do Cepea reage em outubro após dois meses em queda

Aumentos foram observados em todos os grupos de alimentos: IPPA-Pecuária (4,1%), IPPA-Grãos (1%), IPPA-Hortifrutícolas (0,9%) e IPPA-Cana-Café (0 ,8%)

Aumentos foram observados em todos os grupos de alimentos: IPPA-Pecuária (4,1%), IPPA-Grãos (1%), IPPA-Hortifrutícolas (0,9%) e IPPA-Cana-Café (0 ,8%) Em outubro, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) avançou 1,9% frente a setembro, em termos nominais. O resultado reflete os aumentos observados para todos os grupos de alimentos: IPPA-Pecuária (4,1%), IPPA-Grãos (1%), IPPA-Hortifrutícolas (0,9%) e IPPA-Cana-Café (0,8%). No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais também subiu, 0,7%, indicando que, de setembro para outubro, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia brasileira. No cenário internacional, houve ligeira queda de 0,6% dos preços internacionais dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO; e aumento de 2,4% da taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen. Com isso, de janeiro a outubro, o IPPA/Cepea acumula queda de 16,5% frente ao mesmo período de 2022 – consideravelmente superior ao recuo queda observado para o IPA-OG-DI Preços Industriais, de 4,7%. Na mesma comparação, verifica-se que os preços internacionais dos alimentos também acumularam baixa importante (-14,3%), enquanto a taxa de câmbio nominal está 2,6% abaixo do patamar observado no mesmo período de 2022. Fonte: Assessoria Cepea VEJA TAMBÉM:
  • Clydesdale: conheça uma das raças de cavalo mais altas do mundo
  • Boi/Cepea: produção é recorde; preços médios mensais estão abaixo dos de 2022
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

    Artigos Relacionados: