• Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Índice de Commodities do BC sobe 4,30 % em dezembro e tem queda de 9,49% em 2025

IC-Br sobe em dezembro, mas fecha 2025 em queda. Commodities agropecuárias recuam no ano e seguem com peso forte na inflação brasileira.

IC-Br sobe em dezembro, mas fecha 2025 em queda. Commodities agropecuárias recuam no ano e seguem com peso forte na inflação brasileira. O Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) medido em reais subiu 4,30% em dezembro na comparação com novembro, informou a autarquia. Com o resultado, o indicador fechou 2025 em queda de 9,49%. Houve alta de 3,53% em commodities agropecuárias e de 12,19% em metálicas, enquanto houve queda de 2,61% em energéticas.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Bebedouro para o gado na fazenda: existe um tamanho ideal? Confira
    O IC-Br representa a média mensal dos preços de um conjunto de commodities consideradas relevantes para a dinâmica da inflação no Brasil. O setor agropecuário tem peso aproximado de 67% no índice, seguido pelos segmentos de energia (em torno de 17%) e de metais (com cerca de 16%). window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Em dólares, o índice agregado avançou 2,07% em dezembro, com altas no segmento agropecuário (1,31%) e metálicas (9,76%), além de queda em energia (4,64%). 2025 No acumulado do ano passado, os preços em reais das commodities agropecuárias caíram 15,22% e os de energia, 17,0%, enquanto as commodities metálicas subiram 22,59%. Quando medido em dólares, o IC-Br total subiu 1,17%, com quedas de 5,23% no segmento de agropecuária e de 7,17% no de energia. Os preços do segmento de metálicas subiram 36,96%. VEJA MAIS:
  • O burro nasceu aqui: conheça o ancestral africano que corre risco de extinção
  • Como foi o consumo de carne bovina em 2025 e cenário aponta ajustes para 2026
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: