• Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Agrovino projeta semana de negócios aquecidos na ovinocultura gaúcha

Agrovino 2026 reúne genética de excelência, cinco leilões e cenário favorável para negócios da ovinocultura no Rio Grande do Sul.

Feira vai reunir genética de excelência, cinco leilões e cenário favorável para negócios da ovinocultura gaúcha A 18ª edição da Agrovino, que será realizada de 13 a 17 de janeiro de 2026, no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães, em Bagé (RS), chega cercada de grande expectativa por parte da ovinocultura gaúcha. De acordo com o presidente da Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco), Gustavo Velloso, o evento promete consolidar-se ainda mais como referência em qualidade genética e comercialização de ovinos no Rio Grande do Sul. Um dos grandes destaques da feira serão os cinco leilões programados ao longo da semana. “A agenda inicia na quarta-feira (14), com o leilão Quatro Amigos e Deleboca, da raça Ile de France, da Cabanha Deleboca. Na quinta-feira (15), ocorre a primeira edição de 2026 do Hampshire Down da Campanha, reunindo três importantes cabanhas da região”, detalha.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Plantio de transgênicos próximo a unidades de conservação exige atenção e pode gerar multas
    A programação segue na sexta-feira (16) com o leilão já tradicional Pampa Texel, que chega à sua terceira edição, consolidando-se como um dos remates mais aguardados da raça Texel, também com a participação de três cabanhas regionais. No sábado (17), acontece a abertura do Rematão, com o Leilão Nacional da raça Ideal. Na sequência, serão comercializadas fêmeas e reprodutores da exposição, além de animais de rebanho geral. Encerrando a programação de leilões, no final da tarde do sábado, será realizado o remate da Cabanha Espinilho, que chega à sua segunda edição dentro da Agrovino. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Segundo Velloso, o cenário atual da ovinocultura é extremamente favorável. “Estamos vivendo um momento de alta nos preços de cordeiros e ventres, o que gera uma grande procura por reprodutores e matrizes. Há um movimento claro dos produtores em agregar genética de qualidade e ampliar seus rebanhos de cria”, destaca. O presidente da Abaco reforça que a expectativa é de um ano muito promissor para os negócios realizados durante a 18ª Agrovino. “O material genético que será ofertado é excepcional, com distintas raças e alto padrão de qualidade. A Agrovino vem se consolidando justamente por isso, refletindo nas médias de comercialização alcançadas nos anos anteriores”, afirma. Velloso também ressalta o bom momento vivido pelo setor no Estado. “O ovinocultor está satisfeito com os preços e esse é o momento ideal para investir em genética de primeira linha, aumentando a produtividade e fortalecendo a ovinocultura nos campos do Rio Grande do Sul. A Agrovino é um exemplo claro desse avanço”, conclui. A 18ª Agrovino é promovida pela Abaco em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Bagé. O evento tem patrocínio de Fundovinos, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Sicredi, Senar e Paramount Têxteis, e conta com o apoio de Arco, Emater, Embrapa, Prefeitura de Bagé, New Life e do 3º Batalhão de Operações de Combate Mecanizado. VEJA MAIS:
  • Plantio de transgênicos próximo a unidades de conservação exige atenção e pode gerar multas
  • O burro nasceu aqui: conheça o ancestral africano que corre risco de extinção
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: