O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia na 3ª feira (1º.jul.2025) um giro fora de Brasília para encontros com autoridades internacionais, como os chefes das equipes econômicas de Argentina, China e Rússia.
Ele participará de 3 eventos centrais:
Haddad sai de Brasília às 14h rumo à Buenos Aires. Na 4ª feira (2.jul), terá um café da manhã com os ministros e presidentes dos bancos centrais do Mercosul. Um dos temas na mesa é o acordo com a União Europeia.
Outro objetivo é fazer contraposição política à Argentina de Javier Milei (La Libertad Avanza). A ideia é expor as diferenças das políticas econômicas entre os países e usar o Mercosul como palco.
Ele terá uma reunião bilateral (privada) durante a tarde com o ministro da Economia argentino, Luis Caputo.
Haddad vai de Buenos Aires direto ao Rio ainda na 4ª feira (2.jul). Os compromissos do Brics incluem reuniões bilaterais com os outros ministros.
Entenda o que é:
Haddad sairá de Brasília depois de sofrer uma derrota em relação ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O decreto com a norma foi derrubado pela Câmara em 25 de junho, com 383 votos a favor e 98 contrários. No mesmo dia, o Senado confirmou a decisão em votação simbólica, sem contagem nominal.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda aguarda a votação de uma medida provisória que aumenta outros tributos para compensar a queda do IOF. A votação deve ficar só para depois do recesso legislativo, iniciado em 17 de julho.
Leia abaixo a lista completa de compromissos de Haddad (horários locais):
3ª feira (1º.jul)
4ª feira (2.jul)
Local: Palácio San Martín
5ª feira (3.jul)
Local: Hotel Fairmont Copacabana
6ª feira (4.jul)
Local: Hotel Fairmont Copacabana
sábado (5.jul)
Local: Hotel Fairmont Copacabana
domingo e 2ª feira (6 e 7.jul)
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM