• Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Governos estadual e federal reafirmam compromisso com os municípios

Governos estadual e federal reafirmam compromisso com os municípios

O governador Pedro Taques e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reforçaram o compromisso com os municípios, nesta terça-feira (01), durante a abertura do 32º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento reúne prefeitos de todo o estado em dois dias de mobilização e debate sobre a pauta municipalista. Na programação estão previstas apresentações e discussões sobre o Fundo de Exportações (FEX), Restos a Pagar, Pacto Federativo, Transporte Escolar e Fundo Estadual de Transporte e Habitação.

Pedro Taques revelou que sonha ser prefeito, pois reconhece que as ações se realizam nos municípios. “A União e o Estado existem por natureza jurídica, mas é no município que a vida acontece”, completou. Ele também aproveitou a ocasião para lembrar as ações nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura que beneficiaram diretamente os munícipes nos últimos oito meses.

O governador criticou a atual divisão do bolo tributário, onde as prefeituras ficam com a menor parte dos recursos e a maior parte das atribuições. “Na Alemanha, que também é uma federação, 50% dos tributos arrecadados vão para os municípios e isso repercute nos serviços de Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura”, destacou. Para o chefe do executivo estadual, no Brasil faltou vontade política para tirar o assunto do campo do debate e efetivar mudanças. “O poder executivo em nosso país vive de gerenciar folha de pagamento e Restos a Pagar porque não possui recursos”, comentou.

Sobre as mudanças no Fethab, Taques prometeu que o novo modelo não reduzirá o montante repassado aos municípios. O gestor ainda afirmou que o governo está aberto para as sugestões dos prefeitos. “Não deixarei os prefeitos para trás, estamos juntos nesse caminho”, assinalou.

O ministro de Cidades, Gilberto Kassab, falou por telefone com os participantes do encontro. Ele ressaltou que o Ministério das Cidades está aberto para desenvolver parcerias com os municípios, principalmente no campo da infraestrutura. “O ministério das Cidades é o órgão do governo federal dos municípios”, resumiu.

Crédito: Vicente de Souza

Artigos Relacionados: