O governo de Donald Trump (republicano) informou nesta 2ª feira (4.ago.2025) que atualizou sua política de concessão de vistos para atletas trans que queiram competir em modalidades femininas nos Estados Unidos.
De acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês), a medida está de acordo com o decreto 14.201, anunciado por Trump em 5 de fevereiro de 2025. Na ocasião, ele proibiu a participação de atletas trans em modalidades esportivas femininas.
O anúncio do USCIS não cita “mulheres trans” ou “atletas trans”.
No comunicado, o porta-voz do órgão, Matthew Tragesser, afirma o seguinte: “Homens não pertencem aos esportes femininos. O USCIS está fechando a brecha para atletas estrangeiros cuja única chance de vencer na elite é mudar sua identidade de gênero e usar suas vantagens biológicas contra as mulheres”. Leia a íntegra (PDF – 270 kB).
“É uma questão de segurança, justiça, respeito e verdade que só atletas mulheres recebem visto para vir aos EUA para participar de esportes femininos. O governo Trump está defendendo uma maioria silenciosa que há muito tempo vem sendo vítima de políticas de esquerda que desafiam o bom senso”, disse Tragesser.
Trump afirmou em seu discurso de posse, em 20 de janeiro de 2025, que os EUA passariam a ter apenas 2 gêneros: masculino e feminino. Essa nova política levou a uma mudança nos vistos das deputadas trans Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).
O gênero de ambas foi trocado para “masculino”.