Glúten faz mal? Engorda? Nutróloga tira dúvidas sobre o composto
Mesmo pessoas que não possuem intolerância ao glúten têm adotado dietas que restringem a ingestão dele. É uma boa ideia?
É só ir em algum supermercado para ver uma embalagem de um produto com a advertência “contém glúten”. (uma doença autoimune desencadeada pelo glúten), mas acabou sendo adotada também de forma mais ampla pela sociedade ao se associar esta substância a processos inflamatórios.
Há uma série de mitos sobre esse alimento, mas a nutróloga Vera Shukumine, da clínica Sami, separou um tempo para esclarecer as principais dúvidas sobre ele.
Leia também
O que é glúten?
“O glúten é um alimento natural presente em cereais, sendo trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Muitos acreditam que ele é um carboidrato e vilão, mas a verdade é que ele é uma proteína vegetal. O glúten é um tipo de gel que deixa uma massa elástica quando adicionamos água. Por exemplo: ao adicionar farinha e água para fazer uma massa, percebemos que a consistência do alimento muda”, explica Vera Shukumine.
Glúten faz mal?
“Contrariando muitas embalagens, ainda não há comprovação científica de que o glúten faz mal à saúde para a população em geral. Inclusive, ao retirar completamente o glúten da dieta, é preciso repor os benefícios que a substância traz. Com isso, é necessário incluir alimentos ricos em fibras na alimentação, como legumes, frutas e vegetais. No entanto, o”, orienta a nutróloga.
Leia a notícia completa no , parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles