• Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Gesto de Mamdani em posse é comparado ao de Musk em 2025

Prefeito de Nova York colocou a mão no peito e em seguida esticou o braço para saudar as pessoas presentes à cerimônia; em janeiro de 2025, empresário fez movimento parecido e parte da mídia viu um ato nazista.

O novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani (Partido Democrata), tomou posse na 5ª feira (1º.jan.2026). Ao final da cerimônia, ele cumprimentou as pessoas presentes com um gesto que vem sendo comparado ao de Elon Musk em janeiro de 2025, na posse do presidente Donald Trump (Partido Republicano). À época, parte da mídia viu a atitude do empresário como sendo nazista.

Mamdani havia acabado de discursar. Logo depois de agradecer, ele leva a mão direita ao peito e depois estica o braço direito para o alto. Gesticula com a mão, como se estivesse acenando para as pessoas. Em seguida, vira-se para trás e recebe a mulher, Rama Duwaji. O novo prefeito de Nova York repete o gesto mais uma vez antes de o casal deixar o palco.

Assista ao gesto de Mamdani e ao de Musk (29s):

Nas redes sociais, internautas compararam os 2 gestos.

Afirmaram que a esquerda é “hipócrita” por criticar Musk em janeiro de 2025. Também fizeram uma lista com nomes de veículos de mídia que teriam associado o ex-conselheiro de Trump a uma saudação nazista em 2025 e que não teriam noticiado nada a respeito de Mamdani.

Outros internautas defenderam Mamdani. “Toda vez que você coloca alguém ao lado de Elon fazendo um aceno normal fica mais claro que ele [Musk] fez uma saudação nazista”, afirmou um internauta. Outro afirmou que o democrata estava “mandando beijos” para seus apoiadores.

Elon Musk já criticou o novo prefeito de Nova York. Chamou o democrata de “vigarista” no podcast The Joe Rogan Experience em novembro de 2025: “Mamdani é um vigarista carismático. Quer dizer, é preciso reconhecer: ele sabe incendiar um palco, mas foi um vigarista a vida inteira”.

Assista ao momento da declaração:

Questionado sobre o porquê de o político ser um “vigarista”, Musk disse que ele não tem uma “mensagem consistente”.  

Assista ao momento da declaração:

“Se você diz para qualquer audiência o que eles querem ouvir, no lugar de ter uma mensagem consistente, eu diria que isso é uma coisa vigarista de se fazer”, afirmou. 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: