O VSP (Velocity Sport Partners), fundo de investimento liderado pelo empresário Alan Pace, está em fase final de negociação para adquirir o Espanyol, clube de Barcelona, segundo as informações divulgadas pelo jornal Marca da Espanha na 4ª feira (2.jul.2025).
A transação pode ter um investimento inicial superior a 180 milhões de euros, podendo chegar a 200 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,2 bilhão) caso sejam atingidas determinadas metas esportivas. O processo de compra se estende há mais de 3 meses.
A operação envolve a aquisição de pouco mais de 99% do controle acionário do clube catalão pelo grupo de Pace. De acordo com informações publicadas pelo jornal Marca da Espanha, a negociação está em estágio avançado, com conclusão prevista para os próximos dias.
As discussões sobre os termos do acordo ocorreram durante o último trimestre. O valor base estabelecido ultrapassa 180 milhões de euros, com possibilidade de alcançar 200 milhões se o clube atingir objetivos esportivos específicos definidos no contrato.
Representantes do VSP estarão em Barcelona na próxima semana para a assinatura dos documentos finais que oficializarão a transação. A formalização da compra deve acontecer nesse período.
O Espanyol, rival local do Barcelona, terá como novo proprietário o mesmo empresário que atualmente controla o Burnley FC, clube que disputa a Premier League inglesa. A operação comandada por Alan Pace representa uma das maiores transações no futebol espanhol dos últimos anos.
A aquisição acontece em momento estratégico, depois do Espanyol garantir sua permanência na primeira divisão do Campeonato Espanhol. O clube catalão, que tem como cores tradicionais o azul e branco, passará por mudanças em sua estrutura com a chegada dos novos investidores.
Os detalhes sobre os objetivos esportivos que poderiam elevar o valor final da transação ainda não foram divulgados. Também não há informações sobre possíveis mudanças na gestão técnica ou no elenco do clube.
O Espanyol deverá implementar um novo projeto esportivo e financeiro sob o comando do VSP depois da concretização do negócio. A permanência na elite do futebol espanhol é considerada fundamental para os planos dos novos proprietários.
Segundo o Marca, a operação liderada por Alan Pace constitui uma das iniciativas mais relevantes no cenário do futebol espanhol recente, com o VSP assumindo praticamente o controle total do clube catalão.