• Sábado, 14 de fevereiro de 2026

Freixo diz que não desfilará na escola que homenageia Lula no Rio

Presidente da Embratur afirma que só desfila pela Mangueira; governo adota cautela diante de homenagem a Lula em ano eleitoral.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse ao Poder360 que não vai desfilar na escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageia a trajetória pessoal e política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o samba-enredo intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Questionado se iria desfilar na escola de samba Acadêmicos de Niterói, Freixo respondeu: “Eu só desfilo pela Mangueira. Tem 15 anos isso”.

Freixo era um dos nomes confirmados em carro alegórico da Acadêmicos de Niterói. Assim como ele, a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) também era um nome previsto, mas não irá desfilar. Estarão em destaque no desfile da escola: a primeira-dama Janja; Bia Lula, neta do presidente; Tereza Cristina, cantora e compositora; e Juliana Baroni, atriz. 

A agremiação Acadêmicos de Niterói homenageará Lula no domingo (15.fev.2026). O petista deve assistir ao desfile no camarote da Prefeitura do Rio.

O Partido Novo ingressou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na 3ª feira (10.fev.2026) por propaganda eleitoral antecipada contra Lula, o PT (Partido dos Trabalhadores) e a Acadêmicos de Niterói.

A ação questiona o samba-enredo que homenageará o presidente. A legenda pede que o Tribunal aplique uma multa de R$ 9,65 milhões, valor correspondente ao custo total estimado do desfile.

Existem receios de que haja alguma contestação judicial pelo fato de o cerimonial da primeira-dama, formado por funcionários da Presidência, ter convidado diretamente empresários, banqueiros, políticos e artistas. O cerimonial queria saber as medidas dos convidados para confeccionar as fantasias.

Ainda há o risco de que a Acadêmicos de Niterói seja rebaixada. Este é o 1º ano da escola no Grupo Especial do Carnaval carioca. É comum que escolas subam em um ano e caiam no outro. As manchetes seriam um prato cheio para a oposição.

Parte do governo se arrependeu de ter topado a homenagem que a Acadêmicos de Niterói propôs no ano passado. Lula deu aval ao samba-enredo. Há o temor de que as imagens do desfile na Sapucaí reverberem ao longo da campanha eleitoral de forma negativa.

O ministro Sidônio Palmeira (Comunicação Social) proibiu que integrantes do 1º escalão do governo desfilem no Carnaval do Rio. Avaliou que a exposição nesse tipo de evento pode desgastar a imagem do presidente Lula em ano eleitoral. A recomendação para quem for ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí é de ficar em camarotes.

A AGU (Advocacia Geral da União) e a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil enviaram a todos os ministros do Executivo uma recomendação para que não participem do desfile da Acadêmicos de Niterói.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: