e se enfrentam às 20h desta quinta-feira (11/12), pela primeira partida da semifinal da . Apesar do mando de campo ser do Cruzmaltino, o duelo não será realizado em São Januário, tradicional campo do time alvinegro. O Maracanã será palco tanto deste jogo, quanto da volta, no domingo (14/12). E com isso, o Tricolor das Laranjeiras busca uma marca inédita.
Apesar de se encontrarem com frequência nas temporadas, por conta do Campeonato Brasileiro e estadual, esta será apenas a terceira edição em que os clubes se cruzam na Copa do Brasil. A última vez que duelaram pela competição foi há quase 20 anos, em maio de 2006. Além disso, o Fluminense nunca conquistou uma vitória sobre o Vasco no torneio.

4 imagens



Fechar modal.

![Vasco joga esta partida como mandante Vasco joga esta partida como mandante]()
1 de 4 Vasco joga esta partida como mandante Matheus Lima / Vasco da Gama
![O Tricolor Carioca já está garantido na Libertadores 2026 O Tricolor Carioca já está garantido na Libertadores 2026]()
2 de 4 O Tricolor Carioca já está garantido na Libertadores 2026 Lucas Merçon/Fluminense
![Vegetti e Rayan ficaram empatados como 4º colocados na artilharia do Brasileirão Vegetti e Rayan ficaram empatados como 4º colocados na artilharia do Brasileirão]()
3 de 4 Vegetti e Rayan ficaram empatados como 4º colocados na artilharia do Brasileirão Matheus Lima/Vasco
![O Fluminense decidirá em casa O Fluminense decidirá em casa]()
4 de 4 O Fluminense decidirá em casa Buda Mendes/Getty Images
Leia também
No entanto, o Flu já conseguiu eliminar o rival, mesmo sem o placar positivo. Em 2000, os dois times da Cidade Maravilhosa decidiram as oitavas de final. O Fluminense mandou o primeiro jogo, empatado por 1 x 1. Na volta, em São Januário, o resultado se igualou por 2 x 2, o que deu a classificação ao Tricolor. Na época, os gols fora de casa ainda eram critério de desempate e isso cravou a classificação.
Seis anos depois, os dois se encontraram, assim como este ano, na semifinal. O Fluminense jogou o primeiro em casa, mas desta vez o Cruzmaltino saiu na frente e venceu a partida por 1 x 0. O empate por 1 x 1, na revanche, deu o a vaga para o na final, perdida para o Flamengo.