• Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Flávio lerá carta de Bolsonaro antes de cirurgia na 5ª feira

Senador afirmou que o ex-presidente escreveu um desabafo aos brasileiros para que seja lido antes da cirurgia.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta 4ª feira (24.dez.2025) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) redigiu uma “comunicação aos brasileiros” para que seja lida antes da sua cirurgia, programada para às 9h da manhã da 5ª feira (25.dez).

O congressista e pré-candidato à presidência da República afirmou que o texto será lido por ele, sendo um “desabafo” do ex-presidente. “Ele já deixou uma carta assinada que eu vou ler pra vocês aqui amanhã, cedo, antes da cirurgia”.

Flávio Bolsonaro não trouxe detalhes sobre o conteúdo da comunicação. “Eu fiquei bem emocionado. É normal que ele faça um desabafo ali. Faz um comunicado aos brasileiros”.

De acordo com o senador, a ex-primeira-dama Michelle e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) deverão passar a noite de Natal com o ex-presidente. Flávio, o filho mais velho do ex-presidente, afirmou que o pai demonstrou um comportamento ansioso para o procedimento.

Ele também disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ligou para desejar uma boa cirurgia para Bolsonaro. “Falei para Tarcísio que fiquei muito feliz com seu gesto.  Temos um único inimigo em comum, que é o PT. Meu pai também ficou muito feliz com essa notícia”, afirmou. 

Em 5 de dezembro, o PL confirmou a decisão de Bolsonaro de indicar o filho senador para a pré-candidatura à presidência em 2026.

Bolsonaro foi transferido na manhã desta 4ª feira da Superintendência da PF, em Brasília, para o Hospital DF Star, onde passou por exames pré-operatórios. De acordo com o médico,“foi submetido a uma bateria de exames pré-operatório de rotina”, incluindo uma angiotomografia das coronárias. O médico afirmou que foram detectadas “pequenas placas de gordura que não comprometem a cirurgia”.

A cirurgia será na 5ª feira (25.dez) e deve demorar 4 horas. O procedimento é realizado por meio das incisões feitas nas virilhas para a redução das hérnias. Há também o reposicionamento das alças intestinais na cavidade abdominal.

Questionado sobre a possibilidade de retorno à custódia da PF após a alta, afirmou que a decisão dependerá da recuperação. “Não dá para dizer isso agora, a gente vai esperar essa recuperação no hospital”, disse, acrescentando que “se em um determinado momento a gente achar que ele está continuando de retornar, ele vai voltar”.

O cardiologista Ramos Caiado comentou sobre o estado emocional do ex-presidente antes da cirurgia. Segundo ele, Bolsonaro está “bastante ansioso” e a equipe médica mantém a medicação já utilizada. “A ansiedade leva a um quadro recorrente de soluço, o que atrapalha o sono dele”, afirmou.

“No caso dele é exacerbado porque ele já vem com um quadro um pouco de depressão e de ansiedade previamente. Apenas potencializa pela preocupação pré-operatória”, afirmou Caiado.

Assista ao momento em que Bolsonaro deixa a PF (59s):

Assista o momento em que Bolsonaro chega ao DF Star (1min39):

Leia mais:

De acordo com o laudo pericial da PF, Bolsonaro precisa ser submetido a procedimento cirúrgico chamado de herniorrafia inguinal bilateral. O laudo e protocolos médicos para o caso indicam que o procedimento deve seguir a técnica convencional (aberta), que consiste nos seguintes passos:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: