A China Railway –estatal chinesa que opera o sistema ferroviário de passageiros e cargas no país– estima que os trens ferroviários chinesas devem movimentar cerca de 84,5 milhões de pessoas para o festival Qingming, um feriado voltado para a memória dos mortos. É o equivalente ao Dia de Finados, em 2 de novembro no Brasil.
A estimativa da China Railway mostra que o feriado vai movimentar o equivalente a cerca de 40% da população brasileira, ou quase 2 Estados de São Paulo, dos dias 3 a 7 de abril. O festival de 3 dias começa nesta 6ª feira (4.abr.2025) e se estende até domingo (6.abr).
O Qinming é um dos 7 feriados nacionais da China. Além de um período para lembrança e honra de seus ancestrais, a data também está relacionado ao início da primavera no país. Segundo o CLI (sigla para Instituto da Língua Chinesa), o festival é celebrado há mais de 2.500 anos.
Os chineses realizam um ritual bem característico durante o festival. As famílias se reúnem para limpar os túmulos de seus ancestrais. Também são oferecidas comidas, incensos e presentes aos mortos.
Depois da limpeza dos túmulos –a parte mais solene do festival– o restante do dia é reservado para passeios em família e celebrações que podem incluir música e dança em algumas regiões do país.