• Sexta-feira, 4 de abril de 2025

Felipe Neto faz ao menos 5 referências a "1984" em vídeo

Influenciador diz que planeja disputar a Presidência e que fará anúncio na 6ª feira.

A 1ª frase do romance distópico “1984”, do escritor britânico George Orwell (1903-1950), ambienta o leitor em uma “manhã fria e brilhante de abril”. A obra ironiza características da União Soviética e da Alemanha nazista para criticar o autoritarismo. Também traz elementos futuristas, que deram ao autor a fama de “visionário”, como câmeras de vigilância urbanas.

A obra, publicada pela 1ª vez em 1949, se tornou um clássico da literatura de ficção científica sobre política e diversas referências a ela estão espalhadas pela cultura ocidental. A mais conhecida é o reality show Big Brother, que se utiliza do próprio nome do ditador fictício do universo “orwelliano”, o Grande Irmão.

O vídeo divulgado na 5ª feira (3.abr.2025) pelo empresário e influenciador Felipe Neto –no qual ele anuncia que será candidato à Presidência da República e criará uma nova rede social– também está recheado de referências a 1984.

Assista ao vídeo (2min50s):

Ao menos 5 referências são explícitas:

Há outros elementos no vídeo que também lembram aspectos de “1984” e podem ser, ou não, referências à obra. Elementos visuais, como a camisa preta e a iluminação amarelada, se assemelham com uma cena do filme homônimo lançado em 1984 e dirigido por Michael Radford em que o Grande Irmão aparece em uma grande tela durante um discurso.

Ele também fala em usar a “dependência das redes [sociais] a favor do povo” e que sua plataforma será “uma espécie de laboratório onde cada cidadão […] cede voluntariamente informações para que nós possamos saber as reais preferências e necessidades do povo brasileiro”. Aqui, há possivelmente uma referência às “teletelas”, TVs bidimensionais usadas pelo governo para vigiar os cidadãos enquanto eles as assistem.

O influenciador também faz referências a características de governos totalitários, como as ideias de ser um “pai atencioso e vigilante” para o povo, da democracia como governo da maioria e da revisão de livros didáticos de acordo com as visões dessa “maioria” para a qual se governa.

Felipe Neto tem uma plataforma, o Clube do Livro FN, em que promove debates coletivos com base em obras literárias. Atualmente, o grupo se dedica à leitura do romance “Puro” (2023), de Nara Vidal. A obra é ambientada nos anos 1930, em Minas Gerais, e aborda temas como autoritarismo, racismo e eugenia.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: