Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade
A nova identidade visual dos Cafés do Brasil e demandas do setor foram apresentadas em reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária.
A nova identidade visual dos Cafés do Brasil e demandas do setor foram apresentadas em reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, nesta terça-feira (3), em Brasília, representantes da cadeia produtiva do café, que apresentaram a nova identidade visual da marca coletiva setorial Cafés do Brasil e dialogaram sobre o financiamento da cafeicultura para o Ano-Safra 2025/2026. A reunião reforçou a integração entre governo e setor privado na consolidação do Brasil como referência global na produção de café. Durante a audiência, o ministro Fávaro destacou os 499 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira, fortalecendo a presença do país no exterior. “O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, responsável por cerca de 40% de toda a produção global, ampliou de forma expressiva a sua pauta exportadora nos últimos anos. Nosso café é reconhecido internacionalmente pela qualidade e autenticidade, e cada novo mercado aberto representa mais competitividade, renda e oportunidades para a nossa cadeia produtiva”, afirmou Fávaro.
Irrigação estratégica do trigo no Cerrado reduz pela metade a emissão de gases de efeito estufaA nova identidade visual da marca Cafés do Brasil foi apresentada pelo diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), Aguinaldo José de Lima. Segundo ele, o rebranding é resultado de um processo colaborativo que envolveu diagnósticos de mercado, pesquisas com stakeholders internacionais e entrevistas com produtores, cooperativas, indústrias e exportadores. “O objetivo foi reposicionar o Brasil, combatendo estereótipos que nos associavam apenas a grande volume e baixa qualidade. A nova identidade evidencia nossa excelência, consistência e sustentabilidade, elementos impulsionados pela inovação”, explicou. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});A atualização da marca também busca alinhar a comunicação setorial às exigências dos mercados mais competitivos. A nova identidade destaca atributos como rastreabilidade integral, conformidade regulatória e práticas sustentáveis consolidadas, incluindo agricultura regenerativa, manejo integrado de pragas, uso eficiente de recursos hídricos e certificações reconhecidas internacionalmente. Esse reposicionamento contribui ainda para reduzir barreiras técnicas e regulatórias, como o Regulamento Europeu contra o Desmatamento (EUDR), que entra em vigor em janeiro de 2026, além de atender às demandas específicas de mercados nos Estados Unidos e na Ásia, fortalecendo o acesso aos segmentos mais exigentes e de maior valor agregado. Esse reposicionamento contribui ainda para reduzir barreiras técnicas e regulatórias, como o Regulamento Europeu contra o Desmatamento (EUDR), que entra em vigor em janeiro de 2026, além de atender às demandas específicas de mercados nos Estados Unidos e na Ásia, fortalecendo o acesso aos segmentos mais exigentes e de maior valor agregado. Foto: Divulgação Outro tema tratado durante a reunião foi o planejamento para o tricentenário da introdução do café no Brasil, que será celebrado em 2027. O setor apresentou ao ministro as perspectivas para o Ano Safra 2025/2026 e as demandas orçamentárias para 2026, reforçando a importância de políticas públicas que assegurem competitividade, sustentabilidade e continuidade dos investimentos na cafeicultura brasileira. Participaram da audiência o presidente da Comissão de Café da CNA, Fabricio Andrade; o presidente do Cecafé, Marcio Cândido; o diretor executivo do Cecafé, Marcos Antonio; o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela; o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos; o diretor de Comercialização, José Maria dos Anjos; e a coordenadora-geral do Café, Janaina Macedo Freitas. Fonte: MAPA
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ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
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