O inglês (McLaren) liderou, nesta sexta-feira (29/8), o primeiro treino livre do Grande Prêmio da Holanda de . No top-3, ele teve a companhia de Oscar Piastri (McLaren) e Lance Stroll (Aston Martin). O brasileiro (Sauber) foi o 9º mais rápido no Circuito de Zandvoort.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Norris é o vice-líder do campeonato. Mark Thompson/Getty Images
![]()
2 de 3 Oscar Piastri é líder da Fórmula 1 Jayce Illman/Getty Images
![]()
3 de 3 Stroll é piloto da Aston Martin. Mark Sutton - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Leia também
Max Verstappen (Red Bull Racing) começou bem a sessão, ficando na frente dos adversários. No entanto, ele acabou desbancado pela dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri. O holandês diminuiu o desempenho no final do treino e terminou na 6ª posição.
A dupla surpresa, de forma positiva, foi da Aston Martin. Lance Stroll apareceu na 3ª posição, cerca de meio segundo atrás de Norris, e Fernando Alonso foi o 4º. Do outro lado, as duas Ferraris destoaram do habitual. Charles Leclerc ficou em 14º e Lewis Hamilton em 15º.
Na primeira tentativa, Bortoleto não conseguiu grande resultado, ficando em último. No entanto, com o passar do tempo, o brasileiro melhorou o desempenho, chegando a ficar em 7º. Ele finalizou na 9ª posição, 1s231 atrás de Lando Norris.
Verstappen foi parar na brita
No fim do treino, Max Verstappen participou do teste de largada. A situação, no entanto, não saiu como planejada e o piloto da Red Bull passou reto na curva 1 e parou na brita. O carro do holandês só foi retirado do local com auxílio de um guindaste.
Gabriel Bortoleto chegou a brincar com a situação no rádio. Aos risos, o brasileiro, que é amigo do tetracampeão, questionou: “Como foi que ele fez isso?”