A Guarda Costeira dos EUA realiza uma nova operação para interceptar uma embarcação na região da Venezuela. Se confirmada, essa será a 3ª ação do tipo em dezembro. Segundo reportaram as agências Reuters e Bloomberg neste domingo (21.dez.2025), o local exato da operação não foi divulgado.
Segundo a Bloomberg, o petroleiro tem bandeira do Panamá e estava a caminho da Venezuela para ser carregado. Uma das autoridades que falaram com a Reuters disse que a embarcação estava sob sanções. A Casa Branca não respondeu ao contato da agência.
Na 3ª feira (16.dez.2025), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ordenou um bloqueio total a petroleiros sancionados que entrassem e saíssem da Venezuela. Em uma publicação na plataforma Truth Social, o republicano disse que os venezuelanos roubam petróleo e terras dos norte-americanos.
O petroleiro interceptado e apreendido no sábado (20.dez) também tinha bandeira panamenha. Transportava petróleo venezuelano. A operação foi realizada em águas internacionais próximas à Venezuela, com apoio do Pentágono.
A 1ª operação do tipo foi no dia 10 de dezembro, quando os norte-americanos apreenderam um grande petroleiro chamado Skipper, que estava sob sanções por suas ligações com o Irã.
O diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA, Kevin Hassett, disse neste domingo (21.dez) que os 2 primeiros petroleiros apreendidos estavam fornecendo petróleo a países sob sanções.
Leia mais:





