EUA: estudante brasileiro detido pela imigração foi preso por engano
Agentes da imigração tinham como alvo o pai do estudante, que é acusado de dirigir de forma imprudente. Ele ainda não foi localizado
A ocorrida no sábado (31/5), em Milford, no estado de Massachusetts (EUA), tratou-se de um engano. O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos informou em comunicado divulgado nesta segunda-feira (2/6) que a operação que levou à prisão do jovem tinha como verdadeiro alvo o pai dele, João Paulo Gomes Pereira.
Marcelo, que é aluno da Milford High School, foi abordado a caminho de um treino de vôlei, quando o carro em que estava foi interceptado por três veículos descaracterizados. Mesmo sem ter relação direta com a , ele foi levado sob custódia por agentes do ICE por estar em situação migratória irregular e permanece detido em um centro de imigração em Burlington, conforme noticiou a emissora CBS.
Um juiz determinou que ele não pode ser transferido para fora do estado por, no mínimo, 72 horas. A família contratou um advogado para acompanhá-lo no processo.
Pai ainda não foi encontrado
O porta-voz do ICE, Mike Alvarez, confirmou que a abordagem foi feita com o objetivo de prender João Paulo, mas que, ao identificar Marcelo como imigrante não autorizado, os agentes o detiveram.
“Ele está sujeito a processo de deportação e permanece sob custódia do ICE, aguardando os procedimentos de remoção”, afirmou.
Em coletiva de imprensa em Boston, o diretor interino do ICE, Todd Lyons, informou que o pai de Marcelo ainda não foi localizado e é acusado de dirigir de forma imprudente, colocando em risco a segurança pública em Massachusetts.
A detenção de Marcelo ocorre. A atual gestão do presidente Donald Trump tem defendido medidas mais duras contra a imigração irregular, incluindo a ampliação das deportações.
Leia também
Protestos após prisão
A prisão do estudante causou comoção na comunidade local. Nesse domingo (1º/6), centenas de pessoas se reuniram na Main Street, em Milford, em contra a detenção. Entre os participantes estavam colegas de escola e familiares de Marcelo.
Alunos recém-formados da turma de 2025 da marcharam pelas ruas com becas e capelos logo após a cerimônia de formatura.
Ver essa foto no Instagram
A namorada de Marcelo, Julianys Rentas, lamentou o ocorrido. “Ele estava indo inocentemente para um treino e foi alvo. Marcelo é um bom garoto e não fez nada de errado”, disse.
Ela também relatou que muitos estudantes vivem com medo diante das ações do ICE: “Não existe um padrão. Ninguém sabe quem será o próximo.”
Governadora exigiu informações sobre prisão
A manifestação durou várias horas, com cartazes, palavras de ordem e apoio de motoristas que buzinavam em solidariedade aos manifestantes.
A governadora de Massachusetts, Maura Healey, também se pronunciou. “Exijo que o ICE forneça informações imediatas sobre o motivo da prisão, onde ele está e como seu devido processo legal está sendo protegido. Meus sentimentos estão com a comunidade de Milford neste momento”, declarou.
O chefe de polícia de Milford, Robert Tusino, afirmou que o departamento só tomou conhecimento da detenção após os fatos e defendeu o diálogo com o governo federal sobre prisões de estudantes. A associação de policiais locais também criticou a ação, considerando-a imoral e desnecessária.
Por: Metrópoles