Estômago alto: entenda o que causa quadro e como resolver a situação
O estômago alto pode ser resultado de um acúmulo de gordura, uma diástase abdominal ou outros fatores passíveis de tratamento
Quando o estufamento abdominal surge sem estar necessariamente associado a um ganho de peso, provavelmente estamos . Isto é, aquela saliência que se forma na região acima do umbigo, explica o Dr. Vitor Nunes, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Segundo o médico, o estômago alto tem diferentes causas:
Acúmulo de gordura na região;
Frouxidão da parede muscular;
Afastamento dos músculos abdominais, também conhecido com diástase;
Excesso de gordura visceral;
Em alguns casos, hérnia na região.
Muitas vezes, o estômago alto pode se tratar . Para diferenciar as condições, é necessária uma boa avaliação física. “Para isso, o especialista faz a solicitação de exames como ultrassonografia da região, tomografia da região e bioimpedância, exame que define a composição corporal do paciente, que nos ajudam a definir a causa”, explica.
No caso , o estômago alto é consequência de um afastamento importante dos músculos reto abdominais na linha média “da barriga”. Geralmente, o problema surge com grandes oscilações de peso, ou múltiplas gestações. Um exame físico e de imagem ajudam a diagnosticar com precisão a causa, indica o cirurgião plástico.
Leia a reportagem completa no , parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles