Especial DF na Copinha 2026: saiba tudo sobre o grupo do Sobradinho
O Sobradinho está no Grupo 3 da Copinha, ao lado de América-RN, Goiás e Tanabi. O clube estreia no sábado (3/1) contra os donos da casa
O volta a disputar uma edição da após 10 anos longe da competição. A última vez que o time esteve no certame foi em 2016, quando foi eliminado ainda na primeira fase. Esta é a segunda participação do Leão na história.
A equipe chega ao campeonato , a melhor colocação da história. Em 2015, o Sobradinho também perdeu a final daquele ano para o Brasília.
O clube do Distrito Federal estará no grupo 3 e enfrentará o , dono da casa, o e o América-RN.
Leia também
Estádio
As equipes jogarão no Estádio Alberto Víctolo, o Albertão, em Tanabi, região metropolitana de São José do Rio Preto, que fica a 478km de , com capacidade para quase 12 mil pessoas.
O campo fica ao lado do cemitério municipal e carrega várias histórias e lendas. Por lá atuaram grandes nomes do futebol brasileiro, como Marco Antônio Boiadeiro, Túlio Maravilha, Viola e Cabañas.
As Equipes
Tanabi
Fundado em 1942, o “Índio da Noroeste” busca avançar de fase e superar a edição passada, quando somou quatro pontos e foi eliminado ainda na primeira fase.
Dentre os principais jogadores revelados pelo clube, está um dos grandes atacantes da história do futebol brasileiro, Edilson “Capetinha”, tricampeão brasileiro e campeão do mundo com a seleção em 2002.
Na temporada, o Tanabi não teve uma boa atuação nas categorias de base. Em competições disputadas no sub-20, sub-17 e sub-15, o clube foi eliminado precocemente em todas.
Para a Copinha, a equipe estará sem vários dos principais jogadores que estiveram com a equipe na temporada, dentre eles o zagueiro Luan, que foi para o São Bernardo e o atacante Daniel Santos, que deve jogar a competição pelo Ibrachina.
Destaque
Um dos principais nomes do elenco é o volante Arthur Tatangelo, de 20 anos. Aos 14, em 2019, esteve perto de assinar com um grande time paulista, mas a pandemia frustrou seus planos. Ele passou por Ponte Preta, América-SP, União Rondonópolis-MT e Votuporanguense.
Sobradinho
Uma das mudanças em relação ao Candangão sub-20 será no comando. O treinador Léo Roquete se transferiu para o Samambaia e vai disputar o Candangão 2026. Para o lugar dele, chegou Vinícius de La Porta, que conquistou o acesso inédito com o Aquidauana no Sul-Mato-Grossense profissional.
O elenco da equipe também foi alterado. Além de parte do time que jogou a competição local no ano passado, alguns atletas mais jovens chegaram ao clube.
O Sobradinho não disputou a Copa Brasília Sub-20 e se concentrou na preparação para a Copinha. No Sub-17, iniciou a disputa após firmar parceria, mas abandonou o campeonato devido a desentendimentos financeiros.
Dentre os principais nomes revelados pelo Leão da Serra está Editácio Vieira, o Dimba, pentacampeão do Candangão, além de ter passado por diversos clubes grandes como Botafogo-RJ e Goiás. Neste último foi artilheiro do Brasileirão em 2003, com 31 gols.
Destaque
Um dos nomes que deve se destacar com o time é o lateral Patcholla, de 20 anos, campeão do Sub-20 no ano passado com o Real Brasília e uma das principais lideranças em campo, com um porte físico forte, boa marcação e bom passe.
Goiás
O Esmeraldino terá um elenco formado, em grande maioria, por jogadores nascidos em 2007, e levou apenas 20 jogadores para Tanabi. Outros atletas inscritos fazem parte do time profissional e ficam à disposição em caso de lesões.
Na temporada, a equipe conquistou a Taça Mané Garrincha e o Goiano Sub-17. O clube ficou na terceira colocação no estadual Sub-20, após ser eliminado pelo Trindade, que se sagrou campeão.
O Goiás conta com vários nomes revelados e, entre os destaques, está Fernandão, que conquistou a Série B em 1999 e se tornou ídolo da agremiação. Durante passagem pelo Internacional, o ex-atacante venceu a Libertadores e o Mundial.
Destaque
Um dos principais nomes na Copinha será o goleiro Murillo, que disputou a competição e até marcou um gol. Ele foi titular durante a atual temporada e foi decisivo em diversos jogos, onde mostrou reflexo e bom posicionamento.
América-RN
A equipe está na 12ª participação na competição e teve as melhores campanhas em 2011 e 2025, quando se classificou para a segunda fase.
Apenas três jogadores do elenco de 2025 permaneceram, após muitos serem promovidos ao profissional. Entretanto, o time não divulgou oficialmente a lista dos inscritos.
A base do Mecão teve um trabalho de destaque na temporada. Primeiro lugar na Copa Atlântico Sub-19 série bronze, campeão estadual no Sub-20 e vice no Sub-17. O elenco realizou cinco amistosos preparatórios, com quatro vitórias e um empate.
A principal revelação é o meia Souza, considerado o maior ídolo do clube pela torcida. Esteve no acesso para a elite nacional em 2006 e chegou a presidir o América-RN, onde conquistou o acesso à Série C, em 2022.
Destaque
O meia Cauê é o grande nome da equipe. Foi vice-artilheiro no sub-17 na temporada passada pelo Quinho Futebol Clube, o QFC. Ele também foi vice-campeão e eleito o melhor jogador no Sub-20 e foi contratado pelo clube potiguar logo na sequência. Ele é sobrinho de Diego Ribas, meia conhecido no futebol brasileiro.
Por: Metrópoles





