Espanha: explosão de calor provoca tempestade de areia e caos em praia
Calor extremo e ventos de quase 90 km/h arrastaram banhistas e objetos para o mar na costa de Motril. Pessoas ficaram à deriva
Uma onda térmica com ventos de quase 90 km/h e um aumento repentino da temperatura para 40°C, na costa de Motril, na , assustou banhistas na tarde desse domingo (17/8). Em questão de minutos, várias pessoas ficaram à deriva após serem arrastadas para o mar junto com colchões e outros pertences.
Assista:
A onda térmica foi resultado de uma explosão de calor, um tipo de fenômeno térmico que ocorre quando uma corrente de ar desce abruptamente em direção à superfície e atravessa camadas muito secas e quentes. A Espanha enfrenta recorde de incêndios florestais, com 343 mil hectares atingidos pelas chamas.
À medida que se comprime, a corrente de ar ganha velocidade e temperatura, causando um aumento repentino de calor acompanhado de ventos muito fortes. Em Motril foram registrados 40,1°C às 19h50 e rajadas com ventos de 86,8 km/h.
Leia também
O fenômeno meteorológico pegou os banhistas de surpresa. O forte vento chegou a arrancar pedras e pequenos fragmentos de telhados e a formar faixas de areia pelas costas.
Sem feridos
O Serviço de Emergência Andaluz recebeu pelo menos 20 chamadas para incidentes diversos, como galhos caídos até toldos e cornijas arrancados em Motril e na capital. Também houve cortes de energia ocasionais.
Apesar do caos temporário, não houve feridos.
Na praia de La Joya, três pessoas foram resgatadas pela Guarda Civil. Segundo o jornal espanhol El Tiempo, a operação envolveu o Salvamar Gienah – uma embarcação de – e um helicóptero, que vasculharam uma grande área da costa, encontrando inclusive pranchas de paddle surf e outros objetos flutuando a vários quilômetros.
Outras duas jovens foram salvas por uma que navegava nas proximidades e levadas ao porto de Motril.
Por: Metrópoles