A CRCC (China Railway Construction Corporation) –uma das maiores empresas de engenharia da China– está adotando tecnologias de IA (inteligência artificial) e de robótica na operação de seus trens da linha 1 de Tianjin, cidade no nordeste da China.
A linha de metrô é a 2ª mais antiga da China e transporta 350 mil passageiros diariamente. A pontualidade dos trens é de 99,9%, com um tempo de intervalo entre os trens de 3 minutos e 15 segundos.
A CRCC utiliza a IA para analisar constantemente o estado de atenção dos condutores metroviários. Uma câmera instalada na cabine do condutor é capaz de monitorar o nível de cansaço dos trabalhadores e emite alertas caso sejam identificados sinais de fadiga.
Antes de embarcar nos trens, os 188 condutores precisam passar por um sistema de tripla verificação —registro de ponto por impressão digital, testes de alcoolemia e questionário sobre conhecimentos de segurança— combinada com verificações aleatórias em reuniões pré-turno.
A CRCC também implementou em Tianjin um robô equipado com IA que realiza testes diários de manutenção nos trens.
O equipamento possui um braço mecânico de 6 eixos de alta precisão, câmeras 3D de alta definição e navegação autônoma, permitindo a inspeção automatizada de mais de 15.000 pontos de manutenção dos trens e a detecção precisa de defeitos em componentes.
O robô custa cerca de US$ 570 mil e foi capaz de reduzir o tempo dos testes de manutenção de 50 para 30 minutos.
“Ele reduz significativamente os custos de mão de obra e os riscos operacionais, além de promover a manutenção do transporte ferroviário rumo à ‘colaboração homem-máquina’ e oferecer ao setor uma solução replicável para operação e manutenção inteligentes”, diz a empresa.
Além de estar presente em diversas linhas de metrô e outras redes de transporte urbano na China, a CRCC também participa de projetos em outros países.
Na África, a empresa participou da construção das duas maiores linhas de trem do continente. A linha férrea Tanzânia-Zâmbia de 1.860 km e uma linha de trem em Angola de 1.344 km.
No Brasil, a empresa faz parte do consórcio que vai construir a ponte Salvador-Itaparica. O projeto deve ser concluído em 2028.





