• Segunda-feira, 30 de junho de 2025

"É cortar os pulsos”, diz Marinho sobre Selic em 2 dígitos até 2026

Ministro critica projeção do mercado financeiro de que o juro-base terminará o fim do governo Lula em 12,5% ao ano.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou nesta 2ª feira (30.jun.2025) a projeção do mercado financeiro sobre a taxa básica de juros até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo estimativas do Boletim Focus, a Selic terminará 2026 em 12,5% ao ano. O juro-base seguirá, portanto, em patamar de 2 dígitos. Está em 15% ao ano.

“Até o fim desse atual governo? É cortar os pulsos se acontecer isso […] Eu me recuso a acreditar nisso”, declarou em entrevista a jornalistas.

Marinho falou sobre o tema ao comentar os dados de emprego em maio. O Brasil criou 148.992 postos com carteira assinada no mês passado. O resultado representa uma alta de 6,76% na comparação com o mesmo mês de 2024.

Os dados foram divulgados nesta 2ª feira (30.jun) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Leia a íntegra (PDF – 1 MB) do relatório.

Luiz Marinho também disse esperar que haja “mais juízo” no Banco Central, responsável por definir a taxa Selic. Em tom crítico, declarou que aumentar os juros “não é inteligente” e “sacrifica” a sociedade.

“A crença de que os juros interferem nos preços. Nem tudo interfere pelos juros. A influência é pela sazonalidade, especialmente quando se fala de alimentos. Não é os juros que define o preço dos alimentos. É se a safra é maior, é menor. Se tem seca”, afirmou o ministro.

Marinho disse que o juro-base “não pode ser” a única variável para conter a inflação e defendeu um “pacto” para aumentar a produção.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: