O dólar comercial fechou nesta 5ª feira (21.ago.2025) a R$ 5,478. A cotação da moeda norte-americana registrou leve alta diária de 0,09%.
Já o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), encerrou aos 134.510,85 pontos. A queda foi de 0,12%.
Investidores analisaram o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação no curso do processo sobre a tentativa de golpe de Estado, no qual o ex-presidente é o principal réu.
A medida abre espaço para uma escalada nas tensões entre Brasil e Estados Unidos. Em 7 de julho, Trump criticou o que classificou como “tratamento terrível” a Bolsonaro.
Em publicação na rede social Truth Social, afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente.
Uma das razões de Trump para aplicar o tarifaço de 50% sobre o Brasil foi o julgamento contra Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado. O norte-americano já pediu que a ação parasse “imediatamente”.
O republicano citou o caso de Bolsonaro desde a carta de 9 de julho. Eis o que escreveu no documento:
A PF (Polícia Federal) concluiu que Bolsonaro e Eduardo, com apoio do jornalista Paulo Figueiredo e do pastor Silas Malafaia, atuaram para interferir na Ação Penal 2.668, que investiga a trama para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso se dá no âmbito do inquérito que apura a atuação de Eduardo nos EUA, onde teria articulado medidas de pressão e sanções contra autoridades brasileiras.
O indiciamento se dá quando um delegado de polícia avalia um caso e conclui haver indícios de crime e associa os possíveis delitos a uma pessoa ou a um grupo. Nesta etapa, não há processo penal nem réus, mas os envolvidos passam à condição de indiciados.
Os principais índices norte-americanos também registraram queda nesta 5ª feira (21.ago). Leia o infográfico abaixo: