anunciou nesta sexta-feira (1º/8) que está ordenando a demissão imediata de Erika McEntarfer, comissária do — órgão responsável pela coleta e divulgação dos dados de emprego nos Estados Unidos. A decisão ocorre após a divulgação de um relatório que mostra crescimento de apenas 73 mil empregos em julho e uma revisão para baixo de 258 mil postos de trabalho nos dois meses anteriores.
Trump fez o anúncio a partir de sua conta na Truth Social para comunicar a decisão, acusando McEntarfer de manipular estatísticas “para fins políticos” e insinuando que os dados foram distorcidos para favorecer sua adversária nas eleições presidenciais de 2024, a então candidata democrata Kamala Harris.
“ Números importantes como esses devem ser justos e precisos, não podem ser manipulados para fins políticos”, escreveu o presidente.
McEntarfer havia sido confirmada pelo Senado em janeiro de 2024 por ampla maioria (86 votos a 8) para um mandato de quatro anos à frente do BLS.

4 imagens



Fechar modal.

![]()
1 de 4 Presidente dos EUA, Donald Trump Kevin Dietsch/Getty Images
![]()
2 de 4 Presidente dos EUA, Donald Trump
![]()
3 de 4 O presidente dos EUA, Donald Trump Andrew Harnik/Getty Images
![]()
4 de 4 O presidente dos EUA, Donald Trump Andrew Harnik/Getty Images
Desemprego sobe nos EUA
A ofensiva presidencial veio na esteira de um relatório preocupante do Departamento do Trabalho. Segundo os dados oficiais, o mercado de trabalho perdeu fôlego em julho, frustrando a expectativa dos analistas, que previam a criação de 105 mil empregos no mês.
A taxa de desemprego subiu de 4,1% para 4,2%, reforçando temores sobre a desaceleração da economia.
Leia também
Economistas apontam que as tarifas de importação,
“As rachaduras no mercado de trabalho aumentaram substancialmente e aumentam a pressão sobre o Federal Reserve para reduzir as taxas de juros”, escreveu Kathy Bostjancic, economista-chefe da Nationwide, em nota a investidores.