• Sexta-feira, 5 de junho de 2026

Depois das chuvas, o renascimento: comerciantes transformam perdas em recomeços na Zona da Mata

Entre dívidas, incertezas e novas estratégias de negócio, comerciantes de Juiz de Fora e Ubá mostram que a recuperação vai muito além das estruturas físicas

As enchentes que atingiram a Zona da Mata de Minas Gerais em fevereiro destruíram mercadorias, interromperam operações e colocaram em risco anos de trabalho de milhares de pequenos empresários. E quando a água baixou, muitos deles responderam, e vêm respondendo à crise, da mesma forma que construíram seus negócios: empreendendo. Mais de 97% dos negócios da região são formados por microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs).

Veja como empresários enfrentam as incertezas após as enchentes 

Minas Gerais encerrou o mês de maio com saldo de US$ 1,9 bilhão na balança comercial. Embora positivo, o Estado perdeu 27% do superávit na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando atingiu US$ 2,6 bilhões. Os dados são da plataforma Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Um dos motivos é a queda nas exportações de minério de ferro (-22%) e café (-34%).

Entenda por que exportadores buscam aliados nos EUA para barrar tarifaço

A gestão das águas é determinante para a economia nacional e serve de base para os processos produtivos que evitam a quebra de cadeias e a escassez de empregos. Diante disso, o Diário do Comércio e o Projeto Parceiros do Futuro escolheram o tema para debate, impulsionados pela forte repercussão no Fórum de Lideranças, conforme aponta a diretora editorial e presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls. O Brasil detém cerca de 12% das reservas de água doce do planeta, e Minas Gerais desempenha papel crucial no abastecimento hídrico e de energia elétrica de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Entenda por que a gestão da água é determinante para a infraestrutura do País

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Por: ITATIAIA

Artigos Relacionados: