Sidônio Palmeira defendeu em audiência com deputados nesta 4ª feira (17.set.2025) o gasto federal com contratos de publicidade. Segundo o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), foram empenhados em 2025 R$ 268 milhões para propagandas em veículos de comunicação.
“Não tenho compromisso com nenhuma agência publicitária ou veículo de comunicação. O critério para distribuição da verba foi, é, e sempre será a audiência, portanto, não há preferência por jornal A ou B”, disse Sidônio durante a Comissão de Comunicação da Câmara.
Segundo o deputado Junio do Amaral (PL-MG), autor de um dos requerimentos para a convocação do ministro, a conta feita pelo Secretaria de Comunicação “não bate”, tendo em vista a “preferência” do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Rede Globo. O congressista afirmou que, em 2023, o governo deu17 vezes mais verba à Globo do que ao 2º colocado no ranking de gastos, o SBT.
Em resposta, Sidônio contestou os números, negou haver preferência e lembrou que só assumiu o ministério no começo de 2025. Na época apontada pelo deputado, a Secom estava sob o comando do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Sidônio também propôs que o TCU (Tribunal de Contas da União) tome “controle total” de licitações de contratos de publicidade, para evitar acusações e aumentar a transparência nas transações.