Nesta sexta-feira (5/12), foi realizado o sorteio dos grupos da de 2026. A , cabeça de chave, foi sorteada para o grupo C e disputará a fase inicial com Marrocos, Escócia e Haiti.
O Brasil chega ao Mundial em busca do hexacampeonato, mas, apesar de encarar adversários considerados de menor tradição, precisará manter concentração e regularidade para avançar sem riscos.
Leia também

3 imagens


Fechar modal.

![O Brasil foi o primeiro sorteado e ficou no grupo C O Brasil foi o primeiro sorteado e ficou no grupo C]()
1 de 3 O Brasil foi o primeiro sorteado e ficou no grupo C Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
![Ziyech e Hakimi comemorando com a camisa da seleção marroquina Ziyech e Hakimi comemorando com a camisa da seleção marroquina]()
2 de 3 Ziyech e Hakimi comemorando com a camisa da seleção marroquina Quality Sport Images / Colaborador/Getty Images
![Copa do Mundo: veja o desempenho do Brasil contra os rivais do grupo C - imagem 3 Copa do Mundo: veja o desempenho do Brasil contra os rivais do grupo C - imagem 3]()
3 de 3 Craig Williamson/SNS Group via Getty Images
Confira o retrospecto do Brasil contra cada seleção do grupo C
Brasil x Marrocos
O Brasil já enfrentou o Marrocos em três ocasiões, com duas vitórias da Seleção e uma dos africanos. O duelo mais recente ocorreu em 2023, em um amistoso, quando o Brasil foi derrotado por 2 x 1. Em , as equipes se encontraram apenas uma vez: em 1998, a seleção brasileira venceu por 3 x 0.
Brasil x Escócia
Brasil e Escócia já se enfrentaram 10 vezes na história, com 8 vitórias da Seleção Brasileira e dois empates. O duelo mais recente ocorreu em 2011, quando o Brasil venceu por 2 x 0.
Em Copas do Mundo, foram quatro confrontos, com três triunfos brasileiros e um empate, mantendo um retrospecto amplamente favorável à equipe canarinho.
Brasil x Haiti
Brasil e Haiti já disputaram três partidas, todas com vitória da Seleção Brasileira. O encontro mais recente foi em 2016, quando o Brasil goleou por 7 x 1. As seleções nunca se enfrentaram em Copas do Mundo. No histórico geral, o Brasil apresenta ampla superioridade, com 17 gols marcados e apenas 1 sofrido nos três confrontos.