Copa do Mundo: EUA mantêm restrições de entrada a 19 países
Está suspensa a entrada de viajantes do Afeganistão, Mianmar (Birmânia), Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia e mais cinco
O afirmou nesta sexta-feira (26/12) que está trabalhando para garantir que todos os portadores de ingressos da entrem no país. Entretanto, algumas nações terão mais dificuldade do que outros para conseguir adentrar a sede do torneio mundial.
O processo ocorre em meio a uma proclamação presidencial emitida em 4 de junho de 2025, que suspende ou limita a entrada de cidadãos estrangeiros de determinados países.
Segundo o governo americano, ao Metrópoles, a medida foi adotada para proteger a segurança nacional e os interesses do país, citando falhas em processos de verificação de segurança, compartilhamento de informações, gestão de identidade e cooperação no retorno de nacionais deportados.
De acordo com a proclamação, está suspensa a entrada de viajantes imigrantes e não imigrantes, com algumas exceções, provenientes de Afeganistão, Mianmar (Birmânia), Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.
Além disso, há restrições parciais para determinadas categorias de viajantes de Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.
Mesmo assim, solicitantes de visto desses países ainda podem apresentar pedidos e agendar entrevistas. No entanto, há a possibilidade deles serem considerados inelegíveis para a emissão do visto ou para a admissão nos Estados Unidos, conforme as regras em vigor.
Leia também
O governo informou ainda que candidatos que atendam aos critérios legais poderão ser avaliados caso a caso para possíveis exceções, desde que a viagem seja considerada de interesse nacional dos Estados Unidos, conforme a Ordem Executiva 14150, que estabelece a diretriz de política “América Primeiro”. As autoridades destacam, porém, que essas exceções devem ser extremamente raras.
Apesar do esforço diplomático, as autoridades americanas reforçaram que, em caso de países liberados como o Brasil, a posse de um ingresso não garante facilidade na concessão de um visto.
Todos os torcedores estrangeiros devem solicitar o visto apropriado ou o ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) e cumprir integralmente os requisitos previstos na legislação dos Estados Unidos. Cada solicitação é analisada individualmente, levando em conta as circunstâncias específicas do candidato.
Por: Metrópoles





