A Conmebol anunciou, na tarde desta quinta-feira (11/9), a mudança no local que irá receber a final da Copa Sul-Americana. Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, iria sediar a decisão, mas foi substituída por Assunção, no Paraguai. A data, no entanto, segue no mesmo dia, em 22 de novembro.
De acordo com a entidade, foi constatado que o Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, na cidade boliviana, não tem condições para ser palco da finalíssima após inspeções no local.

2 imagens

Fechar modal.

![]()
1 de 2 A final da Sul-Americana será no Paraguai Nathalia Aguilar - Pool/Getty Images
![]()
2 de 2 A Conmebol tomou a decisão nesta quinta (11/9) Norberto Duarte - Pool/Getty Images
“O relatório técnico é categórico ao apontar que não há mais tempo hábil para a conclusão das obras, tendo sido esgotados todos os prazos razoáveis. A mudança de sede tem como principal objetivo preservar o alto padrão de qualidade da final da CONMEBOL Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas”, escreveu a Conmebol.
Por conta disso, a decisão foi transferida para Assunção. A capital paraguaia foi escolhida pois a entidade continental é orientada a seguir um protocolo que diz que o local da final anterior deve ser priorizado. Isto porque, em tese, o lugar já tem ciência da preparação e exigências para receber um evento como tal.
O Estádio Nueva Olla sediou a final em novembro de 2024, vencida pelo Racing. O time argentino venceu o Cruzeiro por 3 x 1 e ergueu o primeiro troféu depois de mais de 30 anos.
Leia também