Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário.
A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza a utilização de até R$ 500 milhões em recursos não comprometidos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para cobrir operações de crédito contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário.
Marco Temporal: entenda o que está em jogo na disputa entre STF e CongressoO relator, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), defendeu a aprovação do texto. Segundo ele, a medida não fere a Constituição nem as regras fiscais. “Ao ampliar o uso de instrumentos de garantia pública para facilitar o acesso ao crédito, a proposta harmoniza-se com os princípios constitucionais do desenvolvimento nacional e da redução das desigualdades”, afirmou o relator em seu parecer. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});O parecer aprovado destaca que a mudança não cria despesa obrigatória nova, pois utiliza apenas o saldo já existente e não comprometido do fundo. Como funciona O FGO é um fundo privado gerido pelo Banco do Brasil que serve para garantir parte do risco dos empréstimos bancários e financiamentos concedidos a microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e profissionais liberais. Se o tomador do empréstimo não pagar, o fundo cobre uma parcela da dívida. A proposta estende essa garantia para o setor da agricultura familiar. Fonte: Agência Câmara VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Ação contra governador do Acre no STJ deve ficar para 2026
há 8 minutos
STF tem 4 votos contra o Marco Temporal para terras indígenas
há 2 horas
Julgamento de tentativa de golpe acaba com 19 militares condenados
há 9 horas
Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
há 10 horas
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
há 10 horas
Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
há 10 horas
Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
há 10 horas
IPTL: demanda e custos operacionais pressionam Diesel S-10 no início de dezembro
há 11 horas
Reduzir pena é tolerar atentado contra a democracia, diz Moraes
há 12 horas
Código de conduta no STF tem apoio de Armínio Fraga a filho de Herzog
há 12 horas
CNA avalia que PL traz avanços para o desenvolvimento da aquicultura no país
há 12 horas
Chuvas podem superar 250 mm nos próximos dias com ventos fortes, alerta Inmet
há 13 horas
Porte de arma em imóvel rural é aprovado em comissão; veja o que muda
há 13 horas
Educredi fecha 2025 com estabilidade operacional e projeta expansão da carteira para 2026
há 13 horas
Governo gaúcho sanciona lei que autoriza uso da Taxa CDO para setor arrozeiro
há 13 horas
STF condena Filipe Martins, Silvinei e mais 3 por tentativa de golpe