Com ações em queda, Nintendo perde US$ 12 bilhões em valor de mercado
Ações da Nintendo negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio fecharam o pregão em baixa de 1,55%. Em uma semana, tombo foi de mais de 10%
A , gigante multinacional japonesa do setor de eletrônicos e games, vem sofrendo com a forte queda de suas ações nos últimos dias. Em apenas uma semana, a companhia perdeu mais de US$ 12 bilhões em valor de mercado, derrubando os papéis para a mínima em sete meses.
Nesta quinta-feira (11/12), as ações da Nintendo negociadas na de Tóquio fecharam o pregão em baixa de 1,55%, estendendo uma sequência de perdas nas últimas sessões.
Em apenas uma semana, os papéis da Nintendo acumularam queda de mais de 10%.
O que explica o tombo das ações da Nintendo
Segundo analistas do mercado, a forte queda das ações da gigante japonesa dos games é explicada, principalmente, pela preocupação dos investidores com o aumento nos preços de chips de memória – parte fundamental dos consoles de jogos eletrônicos.
De acordo com projeções da , empresa especializada em inteligência de mercado, a escalada nos preços dos chips de memória deve elevar os custos para fabricantes de consoles, como a Nintendo.
Leia também
Em um relatório recente, a TrendForce afirmou que o problema dos chips é a razão pela qual o Switch 2, da Nintendo, é mais caro do que o modelo anterior. A nova versão tem duas vezes mais capacidade de memória, o que acabou aumentando os custos dos componentes. As informações são da Dow Jones Newswires.
Segundo as estimativas da TrendForce, os módulos de memória deverão corresponder a cerca de 23% dos custos totais de hardware da Nintendo no ano que vem.
Além disso, a alta nos preços dos chips de memória também está relacionada ao avanço da inteligência artificial (IA), que tem praticamente consumido os estoques existentes.
“Salvo grandes mudanças externas, como alterações nas premissas tarifárias ou outras circunstâncias imprevistas, acreditamos que podemos manter o nível atual de lucratividade de hardware por enquanto”, minimizou o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, em declaração dada em novembro, mencionando o corte interno de gastos como uma das principais estratégias da empresa.
Nintendo
A Nintendo é uma companhia japonesa multinacional de eletrônicos e videogames, conhecida mundialmente por criar consoles icônicos (como o Switch, Wii e Game Boy) e franquias de jogos como Mario, Zelda, Pokémon e Donkey Kong.
Por: Metrópoles





