O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), defendeu a Colômbia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), dizer que aumentaria as tarifas sobre o país e interromperia os pagamentos de subsídios. A declaração foi feita na 2ª feira (20.out.2025), durante a inauguração de diversos salões de autogoverno.
“Tudo o que tem a ver com a Colômbia tem a ver com a Venezuela, e tudo o que tem a ver com a Venezuela tem a ver com a Colômbia”, declarou o presidente, acrescentando que “não fala por falar” e que “sabe do que está falando”.
A relação dos Estados Unidos com a Colômbia tem se estremecido desde setembro , quando Trump declarou que países como Afeganistão, Bolívia, Birmânia, Colômbia e Venezuela têm “falhado comprovadamente” em manter acordos antinarcóticos.
No domingo (19.out.2025), o presidente colombiano Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda) respondeu a Trump, que o havia chamado de “traficante de drogas”. Petro retrucou dizendo que o norte-americano é “grosseiro e ignorante” e o aconselhou a ler um livro colombiano.