Fortes chuvas com vento no sul e no centro-oeste dos Estados Unidos desde 4ª feira (2.abr.2025) já deixaram ao menos 18 mortos. No domingo (6.abr) os rios subiram e inundações pioram a situação.
Mesmo com a trégua da chuva, as regiões mais afetadas são o Arkansas, Tennessee e Kentucky, onde os níveis da água já atingiram casas, comércios e a infraestrutura viária. As informações são da Associated Press.
Em Frankfort, capital do Kentucky, as equipes de resgate usaram barcos infláveis para navegar pelas ruas inundadas e construíram barricadas com sacos de areia para tentar proteger as propriedades.
O rio Kentucky já ultrapassou aproximadamente 14 metros e deve atingir um nível recorde acima de 15. A cidade possui um sistema de muros de contenção, projetado para suportar até 16 metros de água.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para um “grande estágio de inundação” em dezenas de localidades. No Kentucky, as autoridades evacuaram as cidades de Falmouth e Butler, próximas ao rio Licking, depois de emitirem ordens de emergência.
Em Rives, no Tennessee, quase toda a cidade ficou submersa depois do transbordamento do rio Obion.
Os alertas de inundação permanecem em vigor nesta 2ª feira (7.abr), dos Estados da Costa do Golfo até Ohio e Michigan. “Mesmo com muito menos chuva na previsão desta semana, levará vários dias (ou semanas) para que a água recue em muitos locais –na verdade, alguns rios continuam subindo esta semana”, afirmou o órgão em publicação no X (ex-Twitter).
Eis imagens: