O governo da China decidiu eliminar as mensalidades para crianças que cursam o último ano em pré-escolas públicas e reduzir valores em instituições privadas que se qualificarem para o programa. A medida foi anunciada nesta 3ª feira (5.ago.2025) como parte de um plano gradual para implementar educação pré-escolar gratuita no país.
A iniciativa foi divulgada uma semana depois de o governo chinês anunciar um subsídio para cuidados infantis destinado a crianças com até 3 anos de idade. As duas ações buscam estimular a taxa de natalidade chinesa, que tem diminuído constantemente nos últimos anos.
De acordo com informações da agência de notícias Xinhua, o gabinete governamental chinês oferecerá subsídios para compensar o impacto financeiro dessas medidas nas pré-escolas. O documento também orienta governos locais a reforçarem a alocação de recursos e a fiscalização para garantir o funcionamento normal das instituições e evitar atrasos nos pagamentos de salários.
As orientações determinam que os salários dos professores de pré-escolas públicas devem ser incluídos nas garantias fiscais para assegurar que recebam seus pagamentos de forma integral e pontual.