O Ministério do Comércio da China informou neste domingo (9.nov.2025) que suspendeu parcialmente bloqueio à venda de “itens de utilização dupla” –materiais que podem ser usados na indústria civil e militar– aos Estados Unidos.
A decisão permite que a China volte a exportar minérios como o gálio, germânio, antimônio e materiais superduros aos norte-americanos. A proibição da venda desses materiais para empresas ligadas ao setor militar dos EUA está mantida.
Os minérios citados são importantes para a fabricação de semicondutores e são parte essencial da indústria de tecnologia. Não se tratam de terras raras.
A suspensão é temporária e terá validade até 27 de novembro de 2026. Eis a íntegra da nota (PDF – 36 kB, em inglês).
Esse é mais um aceno dos chineses à Casa Branca depois da reunião entre o presidente Donald Trump (Partido Republicano) com o presidente chinês Xi Jinping (Partido Comunista da China). O encontro ocorreu em 30 de outubro, na Coreia do Sul.
Desde então a China desistiu de aplicar restrições mais pesadas a venda de terras raras aos EUA e aos demais países. Também suspendeu a tarifa de 24% sobre produtos norte-americanos por 1 ano e removeu a barreira sobre produtos agrícolas dos EUA.
Por outro lado, os EUA reduziu em 10% as tarifas contra a China, voltou atrás da aplicação de uma nova barreira de 100% contra as importações chinesas.





