Pesquisadores de segurança descobriram que o chatbot DeepSeek, criado pela empresa chinesa de inteligência artificial DeepSeek, tem um código que pode enviar informações de login dos usuários para a China Mobile, uma operadora de telecomunicações estatal chinesa, segundo as informações divulgadas pela AP nesta 4ª feira (05.jan.2025).
A análise do código da página de login do DeepSeek revelou um script que, uma vez decifrado, mostra conexões com a infraestrutura da China Mobile.
A política de privacidade do DeepSeek confirma que os dados são armazenados em servidores na República Popular da China, mas a conexão direta do chatbot com o Estado chinês, através da China Mobile, era desconhecida até então.
Os EUA têm apontado para laços estreitos entre a China Mobile e o exército chinês, o que levou a sanções limitadas contra a empresa. Nem o DeepSeek nem a China Mobile responderam aos pedidos de comentário sobre essa ligação, segundo a AP.
No ano passado, o Congresso americano votou de forma bipartidária para exigir que a empresa mãe do TikTok, um popular aplicativo de compartilhamento de vídeos, se desfizesse dele ou enfrentasse uma proibição nacional.
O presidente Donald Trump concedeu uma prorrogação de 75 dias ao aplicativo, na esperança de negociar uma venda.