O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na 3ª feira (4.fev.2025), no Palácio do Planalto, a estudante Samille Malta, 19 anos, que obteve nota 1.000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A jovem mineira é a única aluna de escola pública a integrar a lista dos 12 estudantes que alcançaram a pontuação máxima na dissertação.
“Sabe por que ela está aqui? Porque ela foi a única estudante que fez o Enem de escola pública que tirou nota 1.000. É por isso que o ministro [da Educação] Camilo [Santana] ousou trazer ela aqui para mostrar que as pessoas de escolas públicas, se tiverem chance, também conseguem dar conta do recado”, disse Lula no vídeo.
O presidente fez um apelo aos estudantes para seguirem o exemplo de Samille, que foi aprovada em Medicina na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e para passarem menos tempo no celular e mais estudando.
“Se você acha que vai passar querendo ir para balada todos os dias, não vai dar. Precisa estudar”, declarou o petista. “Ela estudava 12 horas por dia e você aí não quer estudar, quer levantar às 10 horas, quer ficar no celular até meia-noite. Ela estudava 12 horas por dia e ficava só 2 horas no celular. Faça como a Samille” , completou.
Assista (1min33s):
O vídeo compartilhado pelo presidente nas redes sociais foi feito em um tom mais descontraído e com o uso de gírias, como o “é molé?” logo no início da gravação.
As mudanças fazem parte da estratégia do novo chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Sidônio Palmeira, que assumiu o ministério com o desafio de recuperar a popularidade de Lula.
Em umas das primeiras produções coordenadas por Sidônio depois de assumir a pasta, o presidente Lula aparece em um vídeo do Minha Casa, Minha Vida que adota uma linguagem mais típica de redes, com expressões como POV, que significa “point of view”, ou “ponto de vista”, em português.