
Chá anti-inflamatório ajuda a aliviar estresse e cólicas menstruais
Calmante natural, o chá ajuda a aliviar cólicas menstruais, reduz o estresse e contribui para uma boa digestão e qualidade do sono
Os chás são aliados poderosos no cuidado com o bem-estar e podem ser facilmente incorporados à rotina. Uma opção bastante popular pelos efeitos positivos ao organismo é o , também conhecido como macela-do-campo ou camomila-nativa.
A bebida, feita a partir das flores da planta Achyrocline satureioides, tem ganhado destaque por aliviar cólicas menstruais, reduzir o estresse e contribuir para a boa digestão.
A nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, explica que os compostos presentes na marcela são reconhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Dentre eles, destacam-se os flavonoides, terpenoides, carotenoides, cumarinas, esteroides e polissacarídeos”, diz.
Leia também
O nutrólogo Diego Torrico, da Clínica Penchel, em Belo Horizonte, reforça que a infusão reúne substâncias que beneficiam o organismo de diferentes formas.
“Esse chá pode ajudar a aliviar diversas dores, como , além de reduzir a ansiedade, melhorar a digestão, promover o sono e fortalecer o sistema imunológico“, explica.
Além do efeito calmante, a bebida é rica em vitaminas do complexo B e em minerais como cálcio e , que favorecem tanto a função digestiva quanto a cognitiva. Por isso, é uma alternativa natural para quem busca relaxar e cuidar da saúde de forma mais leve.
A melhor hora para consumir
O chá de marcela pode ser tomado em diferentes momentos do dia, mas o consumo à noite costuma ser o mais indicado.
Segundo Torrico, as propriedades relaxantes tornam a bebida ideal antes de dormir. “Embora não haja um horário recomendado, muitas pessoas preferem tomá-lo à noite devido às suas propriedades relaxantes, que auxiliam no sono”, orienta.
O chá de marcela pode ser um aliado para aliviar diversas condições, como cólicas menstruais, ansiedade e problemas digestivos
Quem deve evitar o consumo?
Embora traga diversos benefícios, o chá de marcela deve ser consumido com cuidado em algumas situações. “Um estudo em ratos mostrou que a planta interferiu na gestação dos camundongos. Portanto, não é indicado o consumo do chá por mulheres nessas fases”, alerta Beatriz.
Pessoas com histórico de alergia a plantas da família Asteraceae — que inclui camomila, arnica e girassol — também precisam ter cuidado, já que podem apresentar reações adversas.
Torrico lembra que, mesmo se tratando de um produto natural, a orientação profissional é essencial. “É sempre recomendável consultar um médico, nutrólogo, endocrinologista ou nutricionista antes de consumir qualquer chá regularmente. Assim como os medicamentos, os chás possuem princípios ativos das plantas e podem ter efeitos no organismo”, explica.
Como preparar o chá de marcela
O preparo do chá de marcela é simples e pode ser feito com as flores secas da planta.
Ingredientes:
1 colher de chá de flores secas de marcela (cerca de 1 g);
200 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva a água, desligue o fogo e acrescente as flores. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos e sirva. Se preferir, pode adoçar com mel ou acrescentar limão para um sabor mais cítrico.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Por: Metrópoles