A Prefeitura de Cuiabá reforça que o agendamento de consultas, exames e outros procedimentos pelo SUS é realizado pela unidade de saúde onde o paciente recebeu atendimento, seja na unidade básica de saúde do bairro ou em outro estabelecimento que atenda pelo SUS.
Após a consulta ou atendimento inicial, a própria unidade faz a solicitação do procedimento no Sistema de Regulação (SISREG). A Central de Regulação de Cuiabá, então, agenda o procedimento conforme a disponibilidade da rede SUS na capital.
Os pacientes podem acompanhar o andamento do agendamento diretamente na unidade de saúde onde foram atendidos ou entrar em contato com a Central de Regulação pelos canais de atendimento disponibilizados. A Central também oferece recepção presencial, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para orientações e informações.
É fundamental que o número de telefone do paciente esteja atualizado no Cartão SUS. Para realizar a atualização, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima, que fará o registro no sistema CADSUS Web. O contato telefônico cadastrado é utilizado tanto pelas unidades solicitantes quanto pela Central de Regulação para informar sobre procedimentos agendados.
Canais de contato da Central de Regulação de Cuiabá:
- Exames e Consultas: (65) 99323-1015 (telefone e WhatsApp) | consulta.examescba@cuiaba.mt.gov.br
- Exames de Alta Complexidade (APAC): (65) 99219-2869 (telefone e WhatsApp) | apac.saude@cuiaba.mt.gov.br
- Cirurgias Eletivas: (65) 99307-3477 / (65) 99209-8416 (telefone e WhatsApp) | cirurgia.eletivacba@cuiaba.mt.gov.br
A medida visa garantir mais transparência e agilidade no acesso aos serviços de saúde na capital.





