• Sábado, 9 de agosto de 2025

Butantan testa vacinas contra gripe aviária com resultados positivos

Pesquisa mostra que 3 formulações desenvolvidas pelo instituto foram eficazes em animais.

O Instituto Butantan produziu e testou 3 candidatas à vacina contra o vírus da influenza aviária que demonstraram capacidade de provocar resposta imune em modelos animais. O estudo foi publicado na revista Vaccines nesta 6ª feira (8.ago.2025), mostrando que as formulações foram eficazes quando combinadas com adjuvante e administradas em duas doses.

Os testes avaliaram 3 candidatas vacinais distintas: influenza A(H5N1/duck/Vietnam), associada ao clado 2.3.2.1c, responsável por casos fatais em humanos na Ásia; influenza A(H5N8/Astrakhan), do clado 2.3.4.4b, com distribuição quase global; e influenza A(H5N1/Anhui), que representa uma linhagem intermediária entre cepas circulantes e aquelas para as quais já existem vacinas de uso emergencial.

Entre as 3 formulações testadas, a vacina contendo o vírus influenza A (H5N8/Astrakhan) mostrou-se mais adequada para proteção contra os vírus H5N1 do clado 2.3.4.4b, responsável pelos recentes surtos em granjas do Rio Grande do Sul.

A pesquisa foi realizada por cientistas do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan em colaboração com pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O trabalho envolveu diversas áreas do Instituto, como o Laboratório de Influenza, Produção de Banco Influenza, Controle de Qualidade e Vacinas Bacterianas.

A partir destes resultados, o Instituto pretende avançar para as próximas etapas do desenvolvimento vacinal, que incluem a avaliação de segurança e imunogenicidade em estudos não clínicos e clínicos, especialmente para o subtipo H5N1 2.3.4.4b.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: