• Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Brasil deve ligar para EUA e negociar tarifas, diz aliado de Trump

Advogado que participou da arrecadação para campanha republicana, Brian Ballard define presidente americano como negociador “justo”.

Advogado aliado do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), Brian Ballard recomendou que o Brasil telefone diretamente para Trump para negociar as tarifas de 50% anunciadas contra produtos brasileiros.

Ballard, que participou da arrecadação de fundos para a campanha eleitoral do republicano, caracterizou Trump como um negociador “exigente, mas justo”. A declaração foi feita em entrevista exclusiva à CNN nesta 4ª feira (30.jul.2025).

O advogado sugeriu que as autoridades brasileiras contatem não só Trump, mas toda a sua equipe econômica. “Eu faria tudo o que pudesse para falar diretamente com o presidente e sua equipe sênior, o secretário [do Comércio Howard] Lutnik, o secretário do Tesouro, o representante comercial, todos eles”, afirmou Ballard.

Para o aliado de Trump, a decisão de impor tarifas ao Brasil resulta de diversos fatores, como a participação do país no Brics, a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente chinês, Xi Jinping (PCCh), e declarações sobre o fim da dolarização da economia.

“Acho que o presidente vê o governo brasileiro como não tão pró-EUA como foi no passado e como deveria ser. Ele [Trump] tem várias alavancas e ferramentas que pode usar para tentar alcançar o que considera serem resultados mais justos”, disse.

Ballard comparou a situação do Brasil com outros acordos recentes firmados pelos EUA. Um exemplo citado foram as tratativas com a UE (União Europeia). Segundo ele, as negociações envolveram tanto aspectos econômicos quanto políticos.

“Eles [os EUA e a UE] conseguiram resolver isso. Portanto, espero que isso seja resolvido de uma forma que seja benéfica para o povo brasileiro, mas que também permita ao presidente obter o que ele quer e o que ele vê como justo”, declarou.

Trump divulgou em 9 de julho uma carta destinada ao Brasil anunciando uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. Ele compartilhou o texto por meio de seu perfil na Truth Social, comunicando o presidente Lula sobre sua decisão. Cita, entre outros motivos, o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As tarifas entram em vigor no dia 1º de agosto.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: